por Câmara Municipal — última modificação 16/03/2017 09h49
A história do Município de Campo Erê/SC.

O município de Campo Erê foi colonizado pelo Índios Caigangs Taba do Erê, que significa "alegria".

Os índios Kaigangs fundaram a Taba do Erê foram os primeiros habitantes do município. Em razão de conflitos entre os caciques Condá e Ferrari surgiram "Os muros", marco histórico onde muitas lutas foram travadas entre eles, e estes muros serviram para abrigar também os Jesuítas no século XVI sendo mais tarde utilizados como pontos de referência dos Bandeirantes que por aqui trafegavam até o século XIX.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campo Erê, pela Lei Municipal n.º 2, de 22-12-1917, subordinado ao município de Chapecó.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Campo Erê figura no município de Chapecó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1/07/1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campo Erê, pela Lei Estadual n.º 348, de 21/06/1958, desmembrado de Chapecó. Sede no antigo distrito de Campo Erê. Constituído do distrito sede. Instalado em 27/07/1958.

Em divisão territorial datada de 1/07/1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 92, de 03/06/1986, é criado o distrito de Santa Terezinha do Progresso e anexado ao município de Campo Erê.

Pela Lei Municipal n.º 497, de 14/04/1991, é criado o distrito de São Sebastião do Saltinho e anexado ao município de Campo Erê.

Pela Lei Municipal n.º 567, de 11/05/1992, é criado o distrito de São Bernardino e anexado ao município de Campo Erê.

Em divisão territorial datada de 1/06/1995, o município é constituído de 4 distritos: Campo Erê, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino e São Sebastião do Saltinho.

Informações sobre a cidade de Campo Erê e região.

Emancipação: 27 de Julho de 1958.

População: Censo demográfico.

População residente na área urbana: 6.252 habitantes.

População residente na área rural: 3.118 habitantes.

Homens 4.686.

Mulheres 4.684.

Homens na cidade: 3.061.

Mulheres na cidade: 3.191.

Homens no interior: 1.625.

Mulheres no interior: 1.493.

Comarca 69ª Zona Eleitoral : Eleitores: 7.133.

São Bernardino 2.240, Saltinho 3.223, Santa Terezinha 2.480.

Localização: Noroeste do Estado de SC - Divisa o Estado do PR.

Área: 478,734 km² - Altitude média: 980 mts - Clima: Subtropical Temperado

Principais Atividades: Indústria, Comércio e Agropecuária

Rios: Sargento, Rio dos Muros, Capetinga, Três Voltas, Cafundó, Mundo Novo, Pesquerinho.

Culinária: Italiana - Alemã - Gaúcha.

Características:

O município e Campo Erê esta localizado acima do nível do mar a uma média de 900 mts e está localizado na zona fisiográfica do Oeste de Santa Catarina.

A lei que emancipou juridicamente Campo Erê foi a Lei Estadual nº 348 de 21 de Junho de 1958. A colonização iniciou nos anos de 1630, colonizadores oriundos de São Paulo, e Campo Erê era distrito de Chapecó que foi colonizado por gaúchos especialmente de origem Ítalo-Germanica. 2.225 famílias residem em todo o município e destas 1.555 pertencem a zona urbana e a densidade demográfica é 23,25 habitantes/km²(IBGE).

Limites:

Ao norte com os municípios de Marmeleiro e Renascença PR, ao Sul com Saltinho e Santa Terezinha do Progresso, ao Leste com São Lourenço do Oeste e São Bernardino e ao Oeste com os município de Palma Sola e Anchieta.

Campo Erê é hoje destaque Nacional em produtividade de milho e soja por ha. e por vários anos a abertura oficial das colheitas das safras são feitas por autoridades políticas, como governador, secretario da agricultura do estado bem como autoridades regionais.

Os acessos a cidade de Campo Erê são pelas rodovias PR 180 Fco. Beltrão-Marmeleiro-Campo Erê, Rodovia SC-471 por São Lourenço do Oeste e pela SC 473 rodovia que liga a BR 153 em Guaraciaba-Anchieta.

Rodovia SC 469 que liga Campo Erê-Saltinho-Serra Alta-Modelo até a BR 282 extensão de 65 km, rodovia de 80 km p/ hora bem sinalizada especialmente a noite.